Notícias quentes

Meme Retrodia das Crianças: Super Mario Kart

super-mario-kart-menu-screen

O Gagá Games jogou no ar um Meme aberto, onde cada blogueiro que quisesse deveria indicar à mulecada um jogo antigo em comemoração ao Dia das Crianças. Boa idéia, não? Eu pensei em muitos daqueles com os quais perdi dias de jogatina, mas não conseguia ver neles o que o Meme exigia: algo atraente e adequado para que a eles joguem sem problemas, mesmo que com seus pais. De repente, veio a solução: SUPER MARIO KART, É CLARO!

super-mario-kart-artworkQuer melhor título para aquelas longas jogatinas, seja você criança ou adulto, homem ou mulher? O jogo de 1992, do finado Super Nintendo, acabou definindo um subgênero de jogos de corrida. Seu grande diferencial é permitir que o jogador utilize itens do universo de Mario para ter vantagem sobre os adversários: ao passar por uma interrogação na pista, um item é sorteado, podendo ser utilizado na hora que você quiser. Entre os vários existentes, a estrela dá invencibilidade, o casco vermelho segue o próximo jogador até acertá-lo, a pena permite dar um salto para alcançar atalhos e o Boo, além de te deixar invisível (e invencível), ainda rouba o item do outro jogador. É trapaça até não querer mais!

O jogador pode dar pulos com seu kart, permitindo que ele passe por pequenos obstáculos como rampas indesejáveis, alguns buracos e até mesmo itens jogados por adversários. Ah sim, pegar moedas na pista aumenta a velocidade máxima do personagem escolhido, tornando tudo muito rápido.

A forma com que os jogadores utilizam esses itens torna a dinâmica de jogo muito ágil e, às vezes, completamente caótica: nos metros finais de uma corrida, você pode cair de primeiro para último. Nada é certo em Super Mario Kart, tornando um dos jogos de corrida mais disputados até hoje.

super-mario-kart-trackAs pistas são temáticas e bastante variadas, pegando carona em diversas áreas de Super Mario World: prepare-se para passar por Donut Plains, por Yoshi Valley (baseado nas casas mal assombradas) e por Bowser Castle. Os temas são tão variados quanto o design: enquanto as Mario Circuit são para iniciantes, com traçados simples e pouquíssimos obstáculos, as Koopa Beach se desenrolam no meio do oceano, tornando o uso de cascos verdes muito mais difícil. As Vanilla Lakes possuem lagos descobertos com gelo quebrado e a Rainbow Road não possui paredes para proteger o jogador de sair da pista.

Não ache que tudo são flores. Quer dizer, as Piranha Plants que você encontra pelas pistas são. Elas estão lá para atrapalhar seu progresso, bem como os Cheep-cheeps, os Monty Moles, os Canos Verdes, os Thwomps…

O quê? Você e seus amigos se cansaram de jogar o modo Grand Prix? Então preparem-se para o modo batalha, onde os corredores são jogados em arenas onde ganha o último que possuir um balão. Para tornar tudo mais emocionante, cada jogador possui 3 balões, dando a todos chances o suficiente de virar o jogo.

Super Mario Kart foi muito bem aceito no mercado, vendendo 8 milhões de cópias, o que tornou o tíulo o terceiro mais vendido do Super Nintendo. Tanto é que foi votado pelo Guinness Book Games 2009 como o mais influente título da história. Então garotada, se vocês querem uma retroindicação para esse Dia das Crianças, aí fica a minha: joguem Super Mario Kart e garantam muita zoeira nesse feriado!

Quer conferir os outros blogs participantes?

A lista está sendo atualizada à medida que outros participantes avisem ou criem um link aqui para o O Gamer.
Portanto, se você participou, não deixe de dar um toque!

Curta O Gamer no Facebook!

Sobre Tiago Frossard

Analista de Sistemas por formação e gamer por opção. Fascinado por interatividade, gameplay, jogos em 2D e MMORPGS, não tem se maravilhado muito dos jogos AAA da atualidade, que parecem seguir sempre uma fórmula de vendas e pouca inovação. Para ele, nada melhor que um bom indie para passar o tempo.