Notícias quentes
Game Guide – Tera Rising: Como encantar armas e armaduras?

Game Guide – Tera Rising: Como encantar armas e armaduras?

Com a invasão dos brasileiros desde que o Tera ficou gratuito, muitas dúvidas têm surgido com as diversas mecânicas do jogo. Uma das mais recorrentes é aprender como encantar armas e armaduras e, mesmo o jogo te dando uma quest que ensina passo a passo como fazê-lo, parece que o inglês tem atrapalhado bastante gente. Quer aprender como encantar? É só continuar lendo!

Para encantar um item, é necessário ter 3 itens diferentes: um item a ser encantado (arma ou peça de armadura), um item equivalente que terá sua energia transferida e um catalisador para a energia.

Item a ser encantado

Você pode encantar armas, armaduras, luvas e botas, desde que o item possua a característica Enchantable (encantável). Esses itens podem ser encantados até +9 e, caso sejam Masterworks, até +12. A cada +1 que o item ganha, ela ganha um bônus de atributos. Armas, por exemplo, ganham bônus de ataque e defesa.

Alguns itens, em determinados níveis, ganham bônus extras: esses bônus estão localizados no fundo da descrição do item. É natural ver itens com bônus em +3, +6 e +9, mas alguns bem mais raros possuem bônus a cada nível.

Item que terá sua energia transferida

Esse item tem que, obrigatoriamente:

  • Ser do mesmo tipo que o item a ser encantado. Ou seja, uma arma só pode consumir uma arma.
  • Ser do mesmo Tier do item a ser encantado. Então, no exemplo, a lança que é Tier 8 vai consumir uma outra arma Tier 8.
Esse item irá ser destruído no processo, seja o encantamento bem ou mal sucedido.

Catalisador

Para que o encantamento seja feito, é necessário consumir uma unidade de catalisador por tier da arma: 5 unidades para uma arma Tier 5, 14 para uma arma Tier 14, e por aí vai. Além disso, dependendo do nível da arma, será necessário um tipo diferente de catalisador:

  • Até o +6, utiliza-se o Alkahest, que pode ser comprado em qualquer Merchant;
  • Do +7 ao +9, utiliza-se o Refined Alkahest, comprado somente em Speciality Stores;
  • Do +10 ao +12, utiliza-se o Masterwork Alkahest, também comprado somente em Speciality Stores.

O catalisador será consumido no processo, seja o encantamento bem ou mal sucedido.

Tá… Mas como faço para encantar?

Vá ao Menu Principal, em Activities e Enchant. Ou, então, aperte T. Isso abrirá a interface de encantamento.

Arraste o item a ser encantado para o slot do meio, os catalisadores para o slot da direita, o item que terá sua energia transferida no slot à esquerda, pressione Enchant e aguarde uns segundos.

Se você teve sucesso, aparecerá um aviso na tela e seu item evoluirá um nível. Simples, não?!

Perguntas Frequentes:

  • O que acontece se meu encantamento falhar?

Você perde o item que terá sua energia transferida e os catalizadores, porém nada acontecerá com o item a ser encantado. Você, além disso, ganhará um pequeno bônus para ajudar no próximo encantamento naquele item. Esse bônus aumente cada vez que você falhar, fazendo com que fique cada vez mais fácil ter sucesso no encantamento.

  • Vale à pena encantar todo equipamento ou só os laranja?

Não, não vale. Os requisitos materiais são muito caros para se dar ao luxo de fazer isso. Uma boa sugestão é ficar de olho nos requisitos do próximo nível, comprar os itens laranja no Trade Broker e encantá-los assim que possível: isso vai ajudar DEMAIS no processo de evolução das quests.

  • Posso usar um Arco para encantar uma Lança?

Sim, pode: você só precisa que armas tenham a energia transferida para armas e armaduras para armaduras.

  • Itens verdes ou azuis são melhores para encantar?

Não existe regra alguma explícita sobre isso. Dizem que as chances de você falhar não são menores usando um item laranja e maiores se for um item branco. Isso é especulação, porém: não existe comprovação estatística nenhuma.

Mais alguma dúvida? Pergunte aí que a gente responde!

Curta O Gamer no Facebook!

Sobre Tiago Frossard

Analista de Sistemas por formação e gamer por opção. Fascinado por interatividade, gameplay, jogos em 2D e MMORPGS, não tem se maravilhado muito dos jogos AAA da atualidade, que parecem seguir sempre uma fórmula de vendas e pouca inovação. Para ele, nada melhor que um bom indie para passar o tempo.